quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O que é o AUTISMO?

O Autismo é uma alteração cerebral/ comportamental, uma desordem que compromete o desenvolvimento global da criança, que afecta a sua capacidade de comunicar, de usar, de compreender a linguagem, de compreender e estabelecer interacções sociais e responder de forma adequada ao ambiente que a rodeia.

O autismo infantil é uma perturbação do desenvolvimento, que se manifesta por volta dos 3 anos de idade, e não é, necessariamente, acompanhado de atraso mental, podendo mesmo algumas crianças não apresentar atraso na fala nem na inteligência; outras podem apresentar atraso mental, mutismo ou atraso significativo no desenvolvimento da linguagem.

Algumas crianças autistas parecem fechadas e distantes. Outras parecem presas a comportamentos estereotipados e restritos, rígidos padrões de comportamento, e podem mesmo apresentar dificuldades em lidar com a mudança de rotinas e de ambientes.

As crianças possuem uma incapacidade inata para estabelecer relações afectivas, bem como para responder aos estímulos do meio.Muito centrados em si mesmos, podem parecer alheados do mundo exterior.

A maioria das crianças não fala e, quando falam, é comum a ecolália (repetição de sons ou palavras).

As crianças com autismo apresentam dificuldades ao nível da comunicação, da interacção, do jogo simbólico (percepção/ imaginação), e padrões rígidos e repetitivos de actividade e/ou comportamento, repercutindo-se estas dificuldades ao longo da vida do indivíduo.

Mas como cada caso é um caso…, cada criança é uma criança e as dificuldades e o desenvolvimento são diferentes em todas as crianças.

Sem comentários: