terça-feira, 5 de outubro de 2010

Critérios de Diagnóstico para Perturbação Autística (DSM-IV-TR)

"A . Um total de 6 (ou mais) itens de 1) 2) 3), com pelo menos 2 de 1), e 1 de 2) e de 3).
1) Défice qualitativo na interacção social, manifestado pelo menos por 2 das seguintes características:
a. Acentuado défice no uso de múltiplos comportamentos não verbais, tais como contacto ocular, expressão facial, postura corporal e gestos reguladores da interacção social;
b. Incapacidade para desenvolver relações com os companheiros, adequadas ao nível de desenvolvimento;
c. Ausência da tendência espontânea para partilhar com os outros prazeres, interesses ou objectivos (por exemplo, não mostrar, trazer ou indicar objectos de interesse);
d. Falta de reciprocidade social ou emocional.
2) Défices qualitativos na comunicação, manifestados pelo menos por uma das seguintes características:
a. Atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem oral (não acompanhada de tentativas para compensar através de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímica);
b. Nos sujeitos com um discurso adequado, uma acentuada incapacidade na competência para iniciar ou manter uma conversação com os outros;
c. Uso estereotipado da linguagem ou linguagem idiossincrática;
d. Ausência de jogo realista espontâneo, variado ou de jogo social imitativo adequado ao nível de desenvolvimento;
3) Padrões de comportamentos, interesses e actividades restritos, repetitivos e estereotipados, que se manifestam pelo menos por uma das seguintes características:
a. Preocupação absorvente por 1 ou mais padrões estereotipados e restritivos de interesses que resultam anormais, quer na intensidade, quer no seu objectivo;
b. Adesão, aparentemente inflexível, a rotinas ou rituais específicos, não funcionais;
c. Maneirismos motores estereotipados e repetitivos (por exemplo, sacudir ou rodar as mãos ou dedos, ou movimentos de todo o corpo);
d. Preocupação persistente com partes de objectos.
B. Atraso ou funcionamento anormal em pelo menos uma das seguintes áreas, com início antes dos 3 anos de idade;
1) Interacção social;
2) Linguagem usada na comunicação social;
3) Jogo simbólico ou imaginativo."
Cit in DSM IV-TR - Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais

2 comentários:

Carlos disse...

Achei o teu blog muito enriquecedor! Força, publica mais que é muito interessante a temática. Bjs Carlos

Anónimo disse...

Aprendi muito